16 maio 2012

Odores

Apareceste do nada, num daqueles jantares a que nunca vou, antes de ti apareceu o teu cheiro na varanda que fazia as vezes de um bunker onde, pensava eu, só havia espaço para mim e para um gin tónico, era um cheiro diferente, nada que estivesse na moda naquele tempo, ficaste por ali, sem uma palavra, nesse tempo eu não sabia que havíamos de repetir muitas mais vezes os momentos em que eras só tu e o teu cheiro e eu e o meu gin tónico, trouxeste-me os sítios que sabias que eu havia de gostar, eu levei-te os livros que nunca lerias se não nos tivéssemos cruzado, ensinei-te a jogar póquer assumindo probabilidades, tu ensinaste-me a jogar póquer sem qualquer critério que não fosse a intuição e ganhavas mais vezes, ensinei-te o xadrez e a prever três jogadas à frente, tu detestaste, nada mais te interessava senão a próxima jogada, levei-te mapas e tudo o que sei sobre subir montanhas, tu trouxeste-me nomes de coisas que eu desconhecia, Loubotin, Tom Ford, Thierry Mugler, trouxeste-me coisas com botões que serviam para estar conectada com o mundo, eu ensinei-te a escrever à mão, levaste-me a festas com pessoas que eu achava que conhecia vagamente por tê-las visto na televisão, eu ensinei-te onde estão os melhores pôr-do-sol de toda a costa, trouxeste o sushi quando ainda ninguém se atrevia a ponderar comer peixe cru, eu levei-te o melhor peixe grelhado que sei, nunca consegui ensinar-te a esquiar e tu nunca conseguiste ensinar-me a dançar, concordámos com Paris e com Londres, detestaste Casablanca, lembrei-me de ti porque um destes dias pareceu-me que havia alguém com aquele teu cheiro, mas afinal não, eu agora só vou aos jantares a que quero mesmo ir, de resto já não há varandas como naquele tempo e há muito que substituí o gin tónico.

12 comentários:

  1. É estranho quando na rua passa alguem com um cheiro que nos é muito familiar...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16.5.12

    Isso é porque ainda não te cruzaste comigo...

    ResponderEliminar
  3. Mudaram as varandas as bebidas e já não te permites a jantares por imposição, mas a memória...o cheiro...há marcas que ficam. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16.5.12

    "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"...

    (Rita Camões)

    ResponderEliminar
  5. Talvez o problema das mulheres seja saber que um perfume é o bastante para vos impressionar ;)

    Cá xi coração apertado, adorei!

    ResponderEliminar
  6. Por aqui é "Amarige" de Givenchy. Aprendi mais do que ensinei, mas o que aprendi foi mais forte. Ficou o aroma, tipo cão de Pavlov.

    ResponderEliminar
  7. Você está aqui, está a escrever crónicas para o Correio da Manhã...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16.5.12

    Muito bom! Quero mais...e mais...muito mais...

    AC

    ResponderEliminar
  9. "Mastiguei" cada palavra e adorei. Só faltou o tal do gin tónico.

    ResponderEliminar
  10. poético... queremos mais.

    ResponderEliminar