31 outubro 2014

Eu, modo de usar

Deixa-me cozinhar. Mas só se intuíres que é isso que me apetece.
Não me perguntes como vão as coisas no trabalho. Vão bem. Vão sempre bem.
Eu escolho o vinho. E conduzo. E corto a lenha.
Não te mostres enfastiada quando te falar de livros. Nem de música.
Não me avises quando me vires beber o segundo gin. Mas pede-me a chave do carro. Eu dou.
Não sou o teu melhor amigo. Quando for o teu melhor amigo, serei só o teu melhor amigo.
Nunca me deixes ganhar se eu não o merecer realmente.
Falho. Mas aprendo depressa.
Não me fales de dinheiro. Nem de roupa.
Se a roupa não te assentar bem e me perguntares, eu direi a verdade. Não tivesses perguntado.
Às vezes demoro a responder. Se for importante, insiste.
Usa o mínimo de palavras que conseguires para explicar as coisas. E não tergiverses.
Nunca me verás chorar. Não é um problema e não temos que falar sobre isso.
Quando eu me queixar de alguma coisa, preocupa-te a sério.
Não me menosprezes. Nunca me menosprezes.
Gosto de pessoas. Muito. Mas não de todas.
Na maioria das vezes vou fazer-te rir. Na maioria das vezes.
Não gostarei de todas as tuas amigas. Mas serei gentil, mesmo com as imbecis.
Verificarei sempre a conta. Sempre.
Tenho sempre tempo. Para o que quero.

(inspirado, incluindo o título feliz, num post da Domadora de Camaleões, que é quem melhor sabe contar coisas de viagens)

39 comentários:

  1. Anónimo31.10.14

    Não conhecia, gostei. Uma lufada de ar fresco no meio de tanta parolice.

    ResponderEliminar
  2. Que magnífico presente aniversário. Muito obrigada.

    PS- (e sim quem escolhe o vinho,o restaurante e paga a conta sou eu).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com todo o respeito, permita-me, minha Senhora.
      Nunca é romântico quando é a dama a pagar.
      Os meus respeitos.

      Eliminar
  3. Anónimo31.10.14

    Finalmente um post que gostei de ler!

    ResponderEliminar
  4. Está pronto a publicar nos classificados do correio da manhã: senhor de meia idade, bem parecido e bem de vida, procura companheira paciente que cumpra, sempre, a seguinte check list.
    A senhora pode ter gato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que pode, caro Quiescente. Também não o julguemos assim tão exigente.
      O que talvez não lhe seja permitido é tempo ilimitado para a maquilhagem.

      Eliminar
  5. Olhando para o mercado, diria que será difícil meu caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dificílimo, se não mesmo impossível!
      Devido à irresponsável propensão feminina para o improviso, temo que seja empreitada de monta encontrar uma que alinhe numa relação atempadamente programada definindo um objectivo concreto. Casal feliz!

      Eliminar
    2. E há aquele terrível critério, caro Corvo, usar o mínimo de palavras possível! Por este caminho só mesmo o Ulisses.

      Eliminar
  6. Muito bom. Excelente adaptação do original (a seguir).

    ResponderEliminar
  7. Recados, só recados... vantagem, de cá.... vantagem de lá... a seguir vem o fadinho da anatomia, provavelmente.
    Bom fim de semana Sr. (Mais) Salgado

    ResponderEliminar
  8. Caro Pipoco, esqueceu-se (caso a descrição tentasse parecer genuína) de referir o Sporting... qualquer coisa como: "não me interrompas enquanto o Sporting estiver a jogar, mesmo que seja o fim do mundo."

    Seja como for e tirando um ou outro detalhe, eu aprovo! Pode ser que a Palmier também eh eh

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo31.10.14

    Uma enóloga está fora de questão, iria ferir-lhe o ego. É pena, teria ainda tanto que aprender

    ResponderEliminar
  11. este upgrade é bem fantástico :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo31.10.14

    Permita-me a ousadia de acrescentar:

    Cultiva a arte de não macular os meus silêncios.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo31.10.14

    Dos melhores posts de sempre.

    ResponderEliminar
  14. Fôssemos todos, assim, tão esclarecidos nos modos de usar (a nós próprios e aos outros), e tudo seria tão mais simples.

    ResponderEliminar
  15. E como a feminilidade é sinónimo de imprevisibilidade, o caro Pipoco lamentavelmente esqueceu que há certas perguntas que nunca se fazem a uma mulher.
    No caso de, tal como o sentido descritivo indica, se se quiser poupar a um mais do que previsível ridículo.
    Como dizia a Duquesa de Chevreuse ao seu amante Cardeal de Rohan:
    - Senhor: nunca pergunte a uma mulher por que o ama; limite-se a perguntar-lhe se o ama.

    Acho que tem de rever os seus conceitos sobre conhecimento feminino.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo31.10.14

    Bolas Tio Mais Salgado, e ainda dizem que as mulheres é que são complicadas.
    :)
    Bjnhs,
    VW

    ResponderEliminar
  17. Anónimo31.10.14

    Ainda assim, a giríssima Maria Guedes conseguiu-lhe mais comentários.

    ResponderEliminar
  18. Cláudia31.10.14

    Fiquei tão, mas tão surpreendida agora... mas favoravelmente, já vi que era dura demais na forma como imaginava o PMS...isto fez-me lembrar uns personagens de um clássico que eu adoro, veio-me à cabeça Mr. Rochester, que teve a sorte de encontrar uma Jane Eyre, que acho que representa a sabedoria feminina no seu expoente máximo e preencheria todos esses requisitos, uma parelha perfeita, a questão é existir tal perfeição fora das páginas de um livro, já para não falar da época em que foi escrito, mas continuam a ser perfeitos hoje.
    Aproveito para lhe agradecer ter ficado a conhecer uma palavra nova "tergiverses", costuma ser o seu comentador quiescente, hoje também o PMS contribuiu para o enriquecimento do meu vocabulário e depois ainda dizem que isto são só blogs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel.31.10.14

      A Cláudia deve fazer essa pergunta ao Corvo, vocês dão-se bem ambos os dois, não dão?
      Tergiverses vem de tergiversações, não é Corvo? -:)
      Como eu andava enganada, Meus Deus! Tão enganadinha a pensar que o Tio só lia Joyce e Modiano.
      ...Jinhos pá todos -:)

      Eliminar
    2. Cláudia31.10.14

      Raquel, quer ter a bondade de me auxiliar e explicar-me o seu comentário. Se preferir deixar a coisa assim na penumbra do mistério, não levo a mal, também é giro.

      Eliminar
    3. Raquel.31.10.14

      Não tive intenção de fazer mistério e nem que fique intrigada, e não me custa nada explicar-lhe. Como a Cláudia falou em tergiverses que vem de tergiversações eu falei a brincar que o Pipoco calhando já leu o romance do Corvo porque foi lá que eu aprendi essa palavra que não é muito comum a gente falar, mas como o Tio é muito selecto nas leituras, foi por isso que eu disse que me admirava que não lesse só o Joyce e o Modiano.
      A sério que não me estava a meter consigo. -J
      Beijinho…

      Eliminar
    4. Cláudia31.10.14

      Não achei nada que se estava a meter comigo e se estivesse também não tinha mal nenhum, quem anda à chuva... não tinha era percebido nada, muito obrigada por ter explicado. E já agora, de que romance está a falar? (desculpe PMS, estar a invadir assim a caixa de comentários com conversas paralelas, é só mais esta pergunta)

      Eliminar
    5. Perfeição???
      Pois se aquilo foi uma pobreza de tragédia e só ficaram juntos depois do homem ficar cego e velho...

      Eliminar
    6. Cláudia1.11.14

      :) Jane Eyre, tal como as personagens femininas principais de Jane Austen, por exemplo, são de uma modernidade que me espanta tendo em conta a época, não de uma modernidade palerma (essas, as autoras também as descrevem muito bem e não lhes escondem os defeitos) , mas a verdadeira, a de espírito. Tinham a discrição e a elegância do saber estar, procuravam o conhecimento na fonte de saber que podem ser os livros, eram independentes e desembaraçadas, não eram umas tontas deslumbradas, sabiam pôr-se no seu lugar, mas sem qualquer subserviência ou a viscosidade de quem se dedica à lambe "botice" e tratavam toda a gente por igual, desde a então criada de quarto, ao dono da casa.
      Mr. Rochester, de feitio aparentemente difícil, por vezes alguma rudeza até, mas correcto e de bom carácter, com um coração pronto a derreter, não por coisa pouca, mas por quem merecesse esse derretimento...perfeitos...independentemente do percurso da história.

      Eliminar
  19. Um texto bem construído, quando isso acontece a leitura atenta supera qualquer comentário simples!

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que cheguei a tempo antes da menina Raquel papaguear de mais. Não é, ó Raquelzinha?
    Cara Cláudia, não faço publicidade dos meus livros pois se o quisesse fazer criava um blog. Mas se estiver interessada escreva-me para este mail que terei todo o prazer de lhos oferecer.
    Por motivos óbvios este é um mail foleiro, mas responder-lhe-ei com o meu normal que me identifica.
    A menina Raquel veio demonstrar que afinal o Pipoco está cobertinho de razão quando diz: - Querida, poupa-me à tagarelice :)
    O que foi péssimo porque eu vinha aqui precisamente para lhe falar disso, e agora saio com o rabo entre as pernas tudo porque a Raquel veio afundar a piroga.
    Salva-se a noite porque o Glorioso ganhou, mas imgina que perdia e aí estava um corvo mais que estragado.
    custorms@sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia1.11.14

      Muito obrigada pela atenção caro Corvo.

      Eliminar
  21. Dom Pipoco,
    tão bom que vou ter de copiar!

    ResponderEliminar
  22. Vou levar.
    (este faz lembrar outros personagens, daqueles em bom...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corvo2.11.14

      Hã?!
      Só pode estar a habilitar-se ao lugar no Porsche, está visto.
      E não está nada mal, não senhor. Para falar verdade dá-lhe muito melhor ar, (ao Porsche)

      Eliminar
    2. Ora, caro Corvo... A bem da verdade eu não sou grande fã de Porsches, prefiro os Aston Martin, já viu bem o tipo de homens que guiam Porsches? Céus!...
      (obrigada)

      Eliminar
  23. Mais uma a copiar a ideia. Já tinha um manual de instruções escrito. Foi só adaptar o título.

    ResponderEliminar